De Onde Vem a Água do Poço Artesiano?

capa do artigo de onde vem a água do posso artesiano.

Você já deve se perguntar: De onde vem a água do poço artesiano? A água de um poço artesiano provém de reservatórios subterrâneos conhecidos como aquíferos. Aquíferos são camadas de rochas porosas e permeáveis, situadas em profundidades variadas abaixo da superfície terrestre, que armazenam água.

Esta água, na maioria das vezes, se origina das precipitações que infiltram o solo e caminham por entre as camadas de terra e rocha, em um processo que pode levar anos ou até séculos.

imagem ilustrativa explicando de onde vem a água do poço artesiano.

Quando se perfura o solo até atingir um aquífero sob pressão, a água é naturalmente impulsionada para a superfície sem a necessidade de bombeamento, graças à pressão hidrostática superior à pressão atmosférica.

Esse é o princípio do poço artesiano, diferenciando-se dos poços comuns que requerem bombeamento para trazer a água à superfície.

Leia Também: Qual Preço de um Poço Artesiano? 

Os aquíferos podem ser alimentados por água de chuva, rios, ou até lagos que se infiltram no solo. A qualidade da água em um poço artesiano depende da qualidade das camadas do solo por onde a água se infiltra, pois estas atuam como filtros naturais que podem reter impurezas e microorganismos.

Entretanto, é sempre recomendável a análise da água por especialistas para garantir sua potabilidade.

A exploração de um poço artesiano deve ser realizada com cuidado e responsabilidade, uma vez que a retirada excessiva de água pode esgotar o reservatório subterrâneo ou causar a contaminação do aquífero.

Por isso, antes de se perfurar um poço, é importante realizar estudos geológicos e hidrológicos para avaliar a viabilidade e sustentabilidade da captação de água nessa modalidade.

banner orçamento, ORCAMENT-DE-POCO-ARTESIANO

Agende seu Horário

Solo Rico Poço Artesiano
Avenida do Contorno, n°6833, Santa Efigênia, Belo Horizonte/MG, cep: 30110-044

Quem escreveu?

Picture of André Matos

André Matos

Olá, me chamo André Matos, sou formado em geologia há 25 anos e trabalho com perfuração de poço artesiano há mais de 20 anos.

Ver Perfil

Gostou? Compartilhe esse Artigo.

Veja Também:

Solicite um Orçamento

favicon

Atendimento

Olá, para melhor atendê-lo(a), digite seu nome!